Foi realizada no município de Paraíso do Sul a 4ª Kolonie Fest, de 10 a 13 de maio de 2018, no Ginásio Municipal e imediações. A festividade foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Associação para o Desenvolvimento Cultural de Paraíso do Sul (PROPARAÍSO), a Câmara Municipal de Vereadores e demais autoridades, alusiva à comemoração dos 30 anos de emancipação político-administrativa do Município.

As programações iniciaram na quinta-feira, dia 10, às 18h, com a solenidade oficial de abertura, pronunciamento das autoridades, e apresentação do ‘Coral Municipal de Paraíso do Sul’. Estiveram presentes no ato autoridades municipais, representação do Governo do Estado do RS e de Deputados Federais e Estaduais, representação de Prefeitos de Municípios da região, além de autoridades eclesiásticas.

Na sexta-feira, dia 11, as atividades começaram com a apresentação do grupo de teatro da Escola Municipal Professora Célia Milda Schlesner Schiefelbein, com a peça ‘A Miscelânea que deu certo’, seguida pela palestra ‘Manejo e conservação de água e solo’ proferida pelo Assistente Técnico Estadual da EMATER/RS-ASCAR, Eng.º Agrônomo Dr. Edemar Streck, sendo esta palestra uma realização entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária e o Escritório Municipal da EMATER.

Ainda no dia 11, foi proporcionado pelo IRGA com o patrocínio de algumas entidades, um almoço aos presentes no Lonão com o prato ‘arroz-carreteiro’ e, na parte da tarde, foi realizado o XII Seminário do Arroz Irrigado promovido pelo 37º NATE do IRGA. O Seminário contou com a preleção de diversos técnicos do Instituto e painéis com produtores rurais, além de ofertar aos presentes o prato ‘arroz de leite’ no cofee-break. À noite, ocorreu no Pavilhão da Comunidade Luterana da Vila Paraíso o ‘Baile do Chopp’ com a ‘Orquestra La Montanara’, cujo lucro será revertido à Comunidade local e ao Hospital Paraíso – Associação Assistencial e Beneficente. Antes do início do Baile, os presentes prestigiaram a apresentação do Grupo de Danças ‘Cristian Tanz’, da Escola Municipal Cristian Gadtke.

No sábado, dia 12, as atividades iniciaram às 09h30min com a solenidade de entrega oficial do prédio ‘Centro de Estudos Erna Lüdtke Rohde’ pelo Dr Luiz Rohde ao município de Paraíso do Sul, nas dependências do referido prédio. Após o ato de entrega, houve o lançamento do livro ‘Luiz Rohde – Uma trajetória envolvente – Médico, Cirurgião e Professor’, seguida de sessão de autógrafos com o autor Dr Aldo Rohde, ex-Prefeito emancipacionista. Na parte da tarde de sábado, no Lonão, foi realizado o Baile da 3ª Idade com escolha das soberanas e animação do ‘Conjunto Velhos Camaradas’. As soberanas eleitas foram: Noedi Maus (Rainha), Vitória Altermann e Ivone Niemeyer (Princesas) e Danila Hilda Hörbe (Simpatia). O sábado ainda foi marcado pela apresentação do Grupo de Danças do CRAS, e pelos Shows da Banda ASA e da artista Lari Acevedo.

No domingo, dia 13 de maio, o Lonão foi palco para apresentações na parte da tarde, iniciando pelo artista Edir Rodrigues, seguido por Eduardo Sanson (Gauchinho do Campestre), Orquestra Municipal de Candelária, Sidi Souza e Nando Rodrigues e Grupo.

Durante os quatro dias de festividade houveram visitações à Feira Agroindustrial e Comercial, parque de diversões com variadas atrações, praça de alimentação diversa e troca de experiências através da lavoura experimental da EMATER e Secretaria de Agricultura e Pecuária. A Administração Municipal presta agradecimento a todos os parceiros do evento, e ao expressivo público que prestigiou a 4ª Kolonie Fest.

 

Galeria de fotos disponível em: https://www.facebook.com/pg/Prefeitura-de-Para%C3%ADso-do-Sul-349083675538547/photos/?tab=album&album_id=442932282820352