A Prefeitura municipal comunica que a coleta de lixo no município é realizada por empresa terceirizada, e devemos estar atentos ás seguintes recomendações da Política Nacional de Resíduos sólidos.

Para que a coleta seja realizada de forma correta e efetiva, os resíduos devem ser separados em três categorias: Resíduos secos e orgânicos e rejeitos.

Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.

Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem.

Por este motivo, pedimos que a comunidade adote essas medidas, separando os resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos. Não devem ser depositados para coleta materiais que não se enquadrem na lista acima, pois desta forma, não serão coletados pelo responsável pelo serviço.

Separe o lixo da sua residência e disponha para coleta de forma correta e segura. Desta forma estará cooperando com os profissionais de coleta e também com o meio ambiente. Seja consciente e responsável.

Abaixo confira o roteiro de coleta que será realizada na parte baixa do município, no dia 22 de maio:

LINHA UNIÃO, PICADA HAMANN, PAU A PIQUE, CAPÃO GRANDE 01 E CAPÃO GRANDE 02, TRAVESSA ALTERMANN, LINHA CAMPESTRE, QUILOMBO, LINHA BRASILEIRA, PICADA KOHN E PICADA BUNDT.

lixo