Imprimir
Categoria: Notícias

 

O Grupo Flor e Ser Agroecológico de Paraíso do Sul está fazendo parte de um sistema participativo que mobiliza a população urbana em apoio às iniciativas de agroecologia desenvolvidas por famílias camponesas. Esta ação atende pela sigla CSA “Comunidade que Sustenta a Agricultura”.

O Grupo paraisense atua juntamente com o grupo de Agroecologia Guandu de Santa Maria, vinculados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).  A ação acontece de modo articulado com um grupo de 20 famílias urbanas que compreenderam a importância de estreitar as relações entre campo e cidade no enfrentamento à crise socioeconômica que todos estão expostos.

A CSA é um sistema participativo, onde a comunidade (povo da cidade) financia a produção agroecológica estabelecendo um vínculo de confiança entre agricultores e coagricultores. Os agricultores dos grupos Flor e Ser e do grupo Guandu produzem alimentos agroecológicos e organizam entregas semanais de cestas aos membros (coagricultores), assim como encontros formativos, trocas e debates em torno das questões sociais, ambientais e econômicas que permeiam a agricultura. (informações matéria site MPA).

rosi