.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
A BANDEIRA
A bandeira de Paraíso do Sul foi instituída como símbolo do município através da Lei nº 044/1990, assinada em 3 de maio de 1990, pelo prefeito municipal Dr. Aldo Rohde, sendo escolhida em concurso público vencido pela professora Gládis Lüdtke Hoppe.
A bandeira, conforme a lei municipal que a instituiu, tem as seguintes características:
“No centro de retângulo com formato de 14 por 20 módulos, como é confeccionada a bandeira nacional, constará um círculo branco, indicativo de paz”. O diâmetro do círculo é de 8 módulos.
O brasão do Município figura no centro do círculo branco.
No canto superior esquerdo está o Cruzeiro do Sul, indicando a localização do Município no Sul do País.
A parte superior do retângulo é azul, na tonalidade usada no brasão, e a parte inferior é verde, também na tonalidade usada no brasão.
As partes têm o mesmo formato, tendo 5 módulos de base menor e 15 módulos de base maior.
O Cruzeiro do Sul está na parte azul, que simboliza o céu. O verde representa a natureza sempre viva no Município.”
O BRASÃO
O brasão representativo do município de Paraíso do Sul foi instituído através da Lei nº 025/89, assinada em 19 de setembro de 1989, pelo prefeito municipal Dr. Aldo Rohde, sendo escolhido em concurso público vencido pela Sra. Célia Rohde.
O brasão, conforme a lei municipal que o instituiu, tem as seguintes características:
“O brasão é dividido em dois campos por uma faixa cinza, faixa esta que simboliza a rodovia RS 509, que muito nos beneficia com o fácil acesso de boa parte de nosso Estado à sede municipal.
O coração em vermelho no centro significa mais uma estrela que brilha no coração do Rio Grande.
No 1º campo no alto, à esquerda, os morros que emolduram parte do Município, do alto dos quais os colonizadores alemães avistaram um lugar plano, muito bonito, o qual passaram a chamar de Paraíso. A macieira simboliza o paraíso.
No 2º campo, à direita, o Poço Verde que significa, no futuro, a grande esperança na área de turismo. Representa também as águas do Arroio da Porta, um dos afluentes do Rio Jacuí, que muito contribuem para o progresso do Município. Logo abaixo, uma homenagem a nossos bravos agricultores.
O escudo é ladeado por folhas de fumo e cachos de arroz, simbolizando nossas principais culturas.
Em cima uma coroa, símbolo da elevação à categoria de cidade. Ao pé do escudo uma faixa branca com o nome do Município e a data de sua criação.”
Paraíso do Sul, além dos três símbolos oficiais principais, possui outro símbolo natural não-oficial que é a Cascata do Poço Verde.
De fato, em todas as publicações oficiais de propaganda e festas do município, relatórios e resenhas sobre o município, reportagem de cunho jornalístico, a imagem da Cascata do Poço Verde está sempre registrada de forma fotográfica ou como representação visual. Embora parcela significativa da população paraisense nunca sequer a tenha visitado, ela é referência obrigatória.
.
.
.
.