.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento:  8:00h às 11:30h - 13:00h às 17:30h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Terça-feira, 25 de Maio de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Trajetória de criação da primeira Agroindústria de Paraíso do Sul

Trajetória de criação da primeira Agroindústria de Paraíso do Sul


Trajetória de criação da primeira Agroindústria de Paraíso do Sul

A Emater juntamente com a Secretaria de Agricultura deram início ao processo de planejamento em 2015 o que apontou, através de diagnósticos, as necessidades de se buscar a diversificação das atividades e renda das famílias rurais do município. Executou-se então, uma Chamada Pública de Diversificação do Tabaco em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), onde houve a participação de 91 famílias paraisenses.

Foram realizadas reuniões, seminários, excursões, cursos de capacitação dos produtores, auxílio na busca de novos mercados, até a consolidação da Agroindústria.

Vale ressaltar que a chamada Diversificação do fumo não tem como objetivo excluir a produção nas propriedades, mas é uma questão de organizar a propriedade e saber conciliar o fumo com outras culturas. Não dependendo exclusivamente do tabaco, mas indicando um caminho voltado para a sustentabilidade e diversidade das culturas.

Após o estudo inicial constatou-se que a família do Samuel e Mônica Broll moradores da Localidade de Linha Campestre, além do fumo, produziam melado e comercializavam, informalmente. Tendo então, nessa propriedade a possibilidade de legalizar para criar novas possibilidades de comercialização do produto. A família participou de um Curso de Derivados de Cana, em Paraíso do Sul, com instrutores do SENAR e também participou do Curso de Boas Práticas de Fabricação, no Centro de Treinamento da EMATER em Caxias do Sul. Após foram cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar – PEAF, o que propiciou incentivos, como a facilidade de crédito, a tributação diferenciada, assistência técnica, inspeção, certificação de origem, comercialização, e com isso ficaram aptos a receber recursos oriundos da Consulta Popular. Estes recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos e nos trâmites do processo de legalização.

A inauguração da MMS - Agroindústria de Paraíso do Sul ocorreu em 26 de outubro de 2018 e encontra-se em processo de ampliação. A produção, atualmente, conta com 8 hectares de Cana de Açúcar o que rende cerca de 65 a 70 kg de produto por dia. A família optou também pelo plantio de figo oque possibilita a produção de geleias. Dentre os produtos comercializados estão o melado, açúcar mascavo, rapadura e geleia de figo.

Em busca de diversificação dos produtos produzidos a família está ampliando sua plantação o que possibilitará a produção de cachaça, projeto que se encontra em andamento e será colocado em prática até o próximo ano.

Veja as imagens da Agroindústria MMS - AQUI

127 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Paraíso do Sul - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.