Administração - Sexta-feira, 24 de Abril de 2020

Atendimento presencial está suspenso nos cartórios eleitorais

Por determinação do TRE-RS – seguindo definições nacionais do TSE no combate à pandemia do COVID-19 -, está suspenso, por prazo indeterminado, o atendimento presencial nos cartórios eleitorais de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Desta forma, o atendimento para novos títulos (alistamento eleitoral), no prazo que se encerra em 06 de maio de 2020, será por meio do site http://www.tre-rs.jus.br/eleitor/atendimento-remoto/atendimento-remoto-tre-rs, mediante o preenchimento de um formulário e com o encaminhamento no próprio sistema da documentação necessária.

Ao acessar o link, LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES QUANTO ÀS FOTOS QUE DEVEM SER ANEXADAS AO SEU FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO. É aconselhado já ter no dispositivo (celular ou computador) as fotos que serão exigidas para o procedimento: do documento de identidade (frente e verso), do comprovante de residência e a 'selfie' mostrando o rosto ao lado do documento utilizado. FAÇA COM CALMA E ATENÇÃO O PREENCHIMENTO.

DICA: quando usar celular, se tiver problemas de visualização, faça o seguinte > ao abrir o navegador de internet, clicar em "opções" (geralmente são três pontinhos no topo) e marcar a opção "versão para computador".

PARA QUEM JÁ É ELEITOR, que deseje outras operações cadastrais (transferência de cidade, mudança de local de votação e outras revisões e regularizações de dados eleitorais), cuja data limite também é 06 de maio: recomendamos que sejam feitas somente aquelas essenciais, dada a excepcionalidade do momento de fechamento dos cartórios. E antes dessas operações, devem verificar na opção “1” do mesmo link se possuem débitos com a justiça eleitoral.

A conclusão do atendimento será realizada via sistema pela Justiça Eleitoral, podendo ser acompanhado o andamento.

O novo título eleitoral poderá ser obtido, após a conclusão pelo Cartório, na versão digital pelo aplicativo “E-Título” do TSE, disponível gratuitamente nas lojas on line. A versão impressa somente será viabilizada quando da reabertura dos Cartórios.

Caso tenha dúvidas ou problemas, estamos à disposição. Podem entrar em contato até o dia 06 de maio de 2020, na Secretaria de Turismo com Adriana ou Rafael, ou se preferir pode ligar para o número 055-3262-1522.