Saúde - Quarta-feira, 15 de Abril de 2020

Segunda Fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acontecerá amanhã, 16

A secretaria Municipal de Saúde através da sua equipe de imunizações, informa que a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira, (16) e traz como principal novidade a inclusão dos caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa, integra doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As três categorias foram incluídas, porque prestando serviços essenciais estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde. Salientamos que os doentes crônicos devem levar algum documento, ou receita de medicação de uso contínuo, para comprovar ser portador de doença crônica.

Desta vez, os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas. A terceira fase da vacinação contra a gripe ainda inclui: crianças de 6 (seis) a menores de 6 anos; grávidas, mães no pós-parto; população indígena; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com deficiência. Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha, de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A primeira fase começou no dia 23 de março e incluiu os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde, e no município foram aplicados 955 doses nos idosos, o que corresponde a 83% da meta municipal e 96 profissionais da saúde, totalizando mais de 1000 doses já aplicadas desde o início da campanha. Salientamos que a campanha irá até dia 22/05, então os idosos que ainda não conseguiram se vacinar podem procurar a unidade de saúde da sede, ou se forem acamados ou impossibilitados de irem na unidade, entrar em contato pelo telefone (55)32621033 e agendar a visita á domicilio. Os roteiros no interior ocorrerão no dia 09/05 e posteriormente será divulgado os roteiros desse dia D.