Saúde - Quinta-feira, 05 de Março de 2020

Esclarecimentos sobre CORONAVIRUSS-COVID-19

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Como é transmitido ?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas são:

No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local. Apenas pessoas que tenham sintomas e tenham viajado para Wuhan são suspeitos da infecção pelo coronavírus.

Como prevenir o coronavírus?

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Temos atualmente três stuações para definir um caso como suspeito de coronavirus , segue abaixo :

Após caso ser definido como suspeito a equipe realizara a notificação do caso, a coleta de material para analise e os devidos encaminhamentos e orientações quanto a isolamento e tratamento .

Como é feito o tratamento do novo coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (4/3) o terceiro caso de coronavírus no Brasil. Assim como os dois anteriores, o novo infectado também está em São Paulo. A pasta informou que há ainda um quarto caso, igualmente em São Paulo, que apresentou resultado positivo no exame feito por um laboratório particular – mas o teste precisa passar por contraprova para entrar para lista de confirmações.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraiso do Sul vem adotando uma série de medidas que visam a orientação sobre como evitar o contágio e atender de forma correta e humanizada casos suspeitos de coronavírus. Atualmente na rede municipal não há nenhum caso suspeito em monitoramento. Estão sendo tomadas medidas de orientação e organizado uma capacitação aos servidores da Secretaria de Saúde , educação e demais entidades que possam ser parceiras da rede de saúde. Alem disso foi mandado confeccionar materiais informativos sobre o tema ,e providenciado compras de insumos necessários para assistência a saúde de casos suspeitos .

Solicitamos a população que assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar atendimento nos postos de saúde para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.Além disso viagens que estavam programadas para os países que estão sendo monitorados devem ser evitadas ou transferidas. Segue abaixo lista de países monitorados pelo Ministerio da Saúde:

1.Alemanha *