Administração - Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019

Campanha contra os Mosquitos é tema de Audiência Pública em Paraíso do Sul

Na sexta feira, dia 02 de agosto aconteceu a Audiência Pública sobre a Campanha contra os Mosquitos, Simulídeo e Aedes Aegypti, na Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade foi apresentado um vídeo pela Equipe de Saúde, que abordou mais profundamente sobre os danos a saúde de bebês que o Zika Vírus pode causar. Foi falado também sobre a capacidade que o mosquito desenvolveu para conseguir se reproduzir em água suja. Em pesquisas feitas, “Tinha-se a crença de que os mosquitos só se reproduziam em água limpa, mas já foram encontradas larvas em águas de esgoto.” Isso nos mostra que os cuidados devem ser também aprimorados para que a comunidade consiga manter controlada a proliferação e impedir que ocorram casos extremos como o surgimento de doenças mais sérias, Dengue e Zika vírus.

Abordou-se também sobre o aumento dos mosquitos da família dos Simulídeos, os borrachudos, que devido ao desequilíbrio ambiental é o principal fator responsável pela abundância de borrachudos e têm impedido a quebra do ciclo reprodutivo e o consequente controle populacional destes insetos. Normalmente, o ataque de borrachudos está comumente associado poluição dos córregos, arroios e a utilização de agrotóxicos, que chegam aos meios hídricos eliminando peixes e invertebrados, predadores naturais do inseto. Apesar do Estado não ter a ocorrência de doenças transmitidas pelo borrachudo ao homem, há os incômodos causados pela picada do inseto, que incluem dermatites e reações alérgicas que podem ser severas.

Foi decido então, a realização de reuniões nas comunidades paraisenses para conscientização sobre o assunto e a elaboração de ações, como mutirões de limpeza nos arroios e córregos em parceria com as Secretarias de Agricultura, Obras e Saúde, juntamente com os Aplicadores, líderes das comunidades para a realização deste trabalho.

O Prefeito Municipal Artur Ludwig agradece a participação e empenho dos aplicadores que fazem parte desta campanha de controle aos mosquitos, e reforça a necessidade da comunidade unir forças para auxiliar nesse trabalho que deve ser realizado, conjuntamente com o poder público.

Participaram da Audiência o Prefeito Municipal, Artur Ludwig, o Secretário de Agricultura e Pecuária Valdir Oscar Temp, a Secretária de Saúde Juliana Cides, o Secretário de Obras e Trânsito José Luís Ferreira, O secretário de Administração Jones Diego Radiske, a Enfermeira Rosanna Nogueira, a Agente de Endemias Gisele Xavier e a Chefe do Escritório Municipal da EMATER Adriana Pereira.