Administração - Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Campanha de Coleta Seletiva de Lixo em Paraíso do Sul

A partir de amanhã, 23 de maio, quinta-feira, terá início a coleta de Lixo Seco na área urbana de Paraíso do Sul. Os Containers já estão sendo distribuídos e os pontos serão os seguintes:

*Em frente à Estação Rodoviária. * Ao lado do Correio. * Na Rua Max Retzlaff nº 220 próximo a Agropecuária. * Esquina Rua Max Retzlaff com Rua Willy Roos. * Esquina Rua Mathias Paul Gotthardt com Rua Willy Roos. * Próximo à Igreja Assembleia de Deus. * Rua E próximo ao Mercado Kelling. * Em frente a Escola Afonso Pena. * Próximo a Celetro. *Entrada da Linha Sinimbú. * Rua Edmundo Rohde próximo ao Salão Schimango. *Em frente à Secretaria de Educação. * Na Praça Iracema kelling. * Próximo ao Bradesco. * Em frente à Secretaria de Saúde. * Próximo a Fábrica Molinari. * Em Frente ao Residencial Maria Augusta. * Na Avenida 1º de Janeiro próximo a Fruteira. * Próximo ao Mercado da Tica na Boa Vista. *Em frente ao Hospital da Vila Paraíso. * Próximo ao Bar do Eliseu Vila Paraíso. * Próximo ao Mercado Lüdtke Vila Paraíso. * Próximo ao Colégio Duque de Caxias.

O recolhimento do lixo acontecerá todas as quintas-feiras e a comunidade deve depositar o Lixo Seco nos Containers distribuídos pela cidade. Ressaltamos a importância de fazer a seleção do lixo antes de descartar, utilizando dois sacos diferentes, um para o lixo seco e outro para o lixo úmido. Nos Containers deve ser depositado, somente, o lixo seco. O lixo seco é o lixo reciclável e, devem estar limpos e secos. São eles:

PAPEL: Caixas de papelão, jornais, revistas, impressões em geral, fotocópias, envelopes, cartões, folhas de cadernos, embalagens de papel e Tetra Pak.

VIDRO: Garrafas de bebida, frascos de vidro (perfumes, molhos e produtos alimentícios), copos. (envoltos em jornal ou caixa de papelão)

METAL: Latas de alumínio, enlatados (latas de óleo, sardinha, molho de tomate), arames, pregos e parafusos, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo ou zinco, canos e tubos.

PLÁSTICO: Garrafas PET, PVC, recipientes de limpeza e produtos de higiene, copos, potes de alimentos, baldes.

O Lixo Úmido será recolhido duas vezes por semana, nas terças e sábados e NÃO deve ser depositado nos Containers. O lixo úmido é o lixo orgânico e não reciclável. São eles:

LIXO ORGÂNICO: Restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, legumes, borra de café, restos de comida, papéis molhados e engordurados.

REJEITOS CONTAMINADOS: Papel higiênico, isopor, fralda descartável, lenços, absorventes e curativos.

LIXO NÃO RECICLÁVEL: Cerâmicas, louças, couro, acrílico, fotografias e vidros quebrados (embalados de forma segura, envoltos por jornal e caixa de papelão).

Ressaltamos que o lixo orgânico pode ser reaproveitado pela comunidade, a Compostagem é uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para a agricultura ou jardinagem.

Segue o link onde explica em detalhes o processo da Compostagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/organicos/

A Prefeitura Municipal pede a colaboração de todos os paraisenses, para que cada um separe o seu lixo, fazendo desse ato um compromisso com o meio ambiente e gerações futuras.