Saúde - Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

Secretaria de Saúde de Paraíso do Sul realizará Mutirão pela Saúde da Mulher no dia 27 de outubro

A Prefeitura Municipal de Paraíso do Sul, através da Secretaria de Saúde, realizará no dia 27 de outubro (sábado), o Mutirão de Saúde da Mulher, dando continuidade às ações realizadas no Município durante todo o mês de outubro, alusivas à Campanha Outubro Rosa.

O Mutirão ocorrerá junto à Unidade de Saúde da Sede de Paraíso do Sul, onde serão realizados agendamentos para mamografias; e exames preventivos do Câncer do colo de útero por ordem de chegada. Durante a manhã do dia 27, as coletas terão início às 7h30min, estendendo-se até o meio dia (12h). Para o atendimento, a paciente deverá apresentar Cartão SUS e o documento de identidade.

O Câncer do Colo do Útero é o terceiro câncer que mais mata no Brasil. É uma doença que pode ser prevenida, estando diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, o vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero. Todas as mulheres com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico. A princípio, o exame deve ser feito a cada ano, seguindo posteriormente orientação médica conforme achados.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar, e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Contamos com a participação de todas as mulheres paraisenses neste dia que será dedicado a todas elas.