Administração - Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017

Eventos marcaram o dia 13 de outubro em Paraíso do Sul

Na última sexta-feira, dia 13 de outubro, a Administração Municipal de Paraíso do Sul promoveu a inauguração do “Espaço Cultural” do município. Criado pelo Decreto Municipal nº 072/2017, de 10/10/2017, o Espaço tem por objetivos: o resgate da história e a valorização daqueles que lutaram pela emancipação de Paraíso do Sul e a guarda de itens de cunho histórico e cultural do município. Além de diversos materiais, está sendo preservada no local uma coleção de jornais com registros políticos, sociais e culturais da região, reunidos durante os 29 anos de emancipação político-administrativa do município, cedidos pela família do Sr Edmar Rohde. Além disso, foi montada uma exposição de objetos pessoais, roupas e fotografias do ex-Vice-Prefeito Alfredo Link. Várias autoridades participaram do evento, entre elas o Dr Aldo Rohde e sua esposa Erika, primeiro Prefeito e Primeira Dama de Paraíso do Sul, que entregaram para guarda do espaço documentos originais da história da emancipação. Após o pronunciamento do Dr Aldo Rohde, e do Prefeito Artur Ludwig, os mesmos descerraram a fita inaugural do espaço, juntamente com a Sra Ivete Rohde e o Sr João Link.

O “Espaço Cultural” está subordinado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As regras de acesso ao local devem ser consultadas na Secretaria. Como a intenção é reunir itens que resgatem e preservem a memória pública, está sendo definida a forma de ingresso e os critérios a que serão submetidos os materiais que irão compor o acervo. Pretende-se que esta seleção seja realizada por uma comissão a ser instituída.

Após esta solenidade de inauguração, foi lançado o livro “Galinha Caipira – Gastronomia de Raiz”, dos autores Geraldo Mário Rohde, Marlisa Marlene Strenzel e Helena Lüdtke Kellermann, nas dependências do Restaurante Paraíso, onde foi servido jantar por adesão, com cardápio à base de Galinha Caipira. Conforme informação dos organizadores, em torno de 120 pessoas estiveram prestigiando o lançamento do livro e o jantar. O evento contou com homenagens, sorteio de brindes e sessão de autógrafos, com distribuição gratuita de exemplares aos presentes.

A Galeria de fotos dos eventos está disponível em: https://www.facebook.com/pg/Prefeitura-de-Para%C3%ADso-do-Sul-349083675538547/photos/?tab=album&album_id=360233091090272