Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024

Palestra e atividade prática “Protegendo nossas águas: como podemos recuperar a mata ciliar após as enchentes no RS”

O evento aconteceu inicialmente no Centro de Estudos, com uma prática nas margens do Arroio da Porta, no bairro Cohab, reunindo extensionistas, técnicos, gestores e agricultores da nossa região.

Aconteceu na tarde da última quinta-feira, dia 03 de outubro de 2024, a palestra e atividade prática “Protegendo nossas águas: como podemos recuperar a mata ciliar após as enchentes no RS” ministrada pelos professores da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. e Engenheiro Florestal Márcio Vieira e Prof. e Biólogo Renato Záchia. O evento aconteceu inicialmente no Centro de Estudos, com uma prática nas margens do Arroio da Porta, no bairro Cohab, reunindo extensionistas,  técnicos, gestores e agricultores da nossa região. As matas ciliares são conhecidas como a vegetação que fica próxima aos riachos e que tem a função de proteger esses recursos hídricos contra as ações de assoreamento e erosão do solo, além de controlar a força das águas e evitar que estas adentrem em agricultáveis e residuais. Este tema é de extrema importância para conservação das águas, dos solos e, por consequência, da vida.