Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Capacitação do Programa ocorre em Santa Cruz do Sul
Na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, a secretária de Governo de Paraíso do Sul, Patrícia Parreira e a enfermeira, Maiara Maier, participaram da abertura da Capacitação do Programa Saúde no Campo, no Hotel Águas Claras em Santa Cruz do Sul. Ao todo, serão três dias da capacitação dos técnicos que irão trabalhar o programa do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), em 17 municípios da região: Paraíso do Sul, Agudo, Candelária, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Ibarama, Ivorá, Passa Sete, Rio Pardo, Segredo, Silveira Martins, Sinimbu, Sobradinho e Venâncio Aires.
A abertura do evento contou com a presença dos gestores dos municípios, que comemoraram a iniciativa que irá beneficiar os agricultores atingidos pelas enchentes. “Estamos carentes de políticas públicas para o rural que também foi muito afetado pelas cheias. Ficamos felizes pelo Senar olhar para essas pessoas que também precisam de apoio”, disse Patrícia. Com as famílias, as equipes irão trabalhar atividades de promoção à saúde, prevenção de doenças e atendimentos básicos nas comunidades. A técnica em enfermagem, Nadieska Wachholz irá atuar no território de Paraíso do Sul e Agudo e passará por formação até sexta-feira, 03.
O Programa
Saúde no Campo, com duração de dois anos, é uma iniciativa do Senar-RS com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida no campo. Além de visitas mensais na propriedade rural para orientações, o programa oferece telemedicina e encaminhamentos, aproximando a população dos serviços à saúde.
Além da presença constante nas propriedades, os técnicos e supervisores organizam atividades educativas, conversas sobre hábitos saudáveis e formas de prevenção, além de orientar quanto ao acesso a exames e tratamentos básicos. O suporte de telessaúde amplia o alcance das ações, especialmente em localidades mais isoladas. O Programa Saúde no Campo busca promover inclusão e fortalecimento da cidadania, com a presença frequente de profissionais nas comunidades rurais reforçando laços, estimulando hábitos saudáveis e combatendo o isolamento histórico de quem vive longe dos centros urbanos.
.
.
.
.