Publicado neste mês de julho, o caderno de atenção primária do resultado da pesquisa nacional realizada em parceria com a Fiocruz intitulada “prevenção e controle da COVID 19 - estudo multicentrico sobre a percepção e práticas no cotidiano das orientações médico científicas pela população dos territórios de abrangência da Atenção Primária à Saúde.
A pesquisa abrangeu diversos municípios do Brasil, estando dentre os incluídos Paraiso do Sul. A coleta de dados foi realizada pela mestranda da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre enfermeira Maiara de Moraes Maier durante a realização do mestrado profissional, com o apoio da enfermeira Caroline Cirolini e secretária de saúde Juliane Machado durante o ano de 2021.
Como resultados alcançados em relação às medidas de prevenção por meios de informação e comunicação sobre a pandemia, o uso máscaras na necessidade de sair de casa e o isolamento social total foram estratégias de maior entendimento de proteção. Foi percebido também, que os Jornais na TV e/ou na internet e a televisão, foram os meios mais acessados para obter informações sobre a pandemia. Ademais, foi nos profissionais de saúde, que os participantes do estudo demonstraram maior confiança nas informações. No eixo sobre medidas de prevenção e controle do coronavírus, os participantes do município de Paraíso do Sul, revelaram um bom nível de confiança relacionado às medidas de prevenção adotadas por eles para prevenção da contaminação pelo vírus.
O município de Paraíso do Sul apresentou taxa de mortalidade menor do que a observada no estado do Rio Grande do Sul.
A pesquisa completa está disponível no link: sad.eco.br/repositorio
Paraíso do Sul