Na tarde da última terça-feira, 18 o Prefeito Artur Ludwig recebeu uma visita de cortesia do casal de amigos Geraldo Rohde, filho do Ex-Prefeito Aldo Rohde, e sua esposa Marlisa Strenzel, a recepção contou com a presença do Secretário de Administração Valdir Temp, Secretário de Agricultura e Pecuária José Lovato e Secretário de Obras e Trânsito José Ferreira.
Durante a visita o casal ressaltou que ao passar pela cidade nota-se o aumento de novas construções e empreendimentos. E parabenizaram a atual gestão pela renovação urbana que está sendo estimulada através da oferta de empregos e instalação de empresas no município.
Na oportunidade trataram também sobre o problema da escassez hídrica e trouxeram uma sugestão importante sobre a construção de cisternas nas propriedades rurais e na cidade. A racionalização do uso da água, e particularmente, o aproveitamento da água da chuva, são questões éticas que exigem compromisso com o meio ambiente, cuidado com o planeta e respeito para com á presente e futuras gerações.
A cisterna é um reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de aproveitamento da água da chuva de baixo custo, que serve para armazenar água para usos restritos no ambiente doméstico. O uso de cisternas é considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e elas estão disponíveis em vários modelos, formatos e tamanhos, podendo ser instaladas em casas, apartamentos e condomínios.
Foi feito um levantamento por parte da Secretaria de Agricultura obtendo os seguintes números referentes aos custos na construção de cisternas: Uma cisterna de fibra de 15 mil litros custa R$ 7.600,00 (sete mil e seiscentos reais). E para construir uma cisterna de placas com 16 mil litros, em média R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais). Desta forma, as pessoas que tiverem interesse em saber mais sobre o assunto e tiverem intenção de construírem cisternas em suas propriedades podem contar com os conhecimentos do Secretário de Agricultura e Pecuária José Orestes Lovato que tem experiência no assunto. Contato: (55) 3262-1132 ou (51) 9 95505753.
Paraíso do Sul