A Equipe da Secretaria de Saúde de Paraíso do Sul está engajada na Campanha Setembro Amarelo e desenvolverá atividades e diversas ações no município em prevenção ao suicídio.
A cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos autoprovocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil. São mortes prematuras que poderiam ser evitadas porque é possível preveni-las e não faltam ferramentas para isso. Contudo, as taxas continuam avançando, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. Para especialistas, esse fenômeno complexo, que exige abordagens em múltiplas frentes, só poderá ser efetivamente enfrentado quando se derrubar o preconceito contra doenças mentais.
Frente a essa preocupação a equipe da Secretaria de Saúde está engajada a formar parcerias para discutir o tema. Estarão sendo realizadas diversas ações no município entre elas palestras, atividades lúdicas, rodas de conversa, e atividades de conscientização e acolhimento.
O cronograma das atividades será divulgado em breve.
Paraíso do Sul