Na terça-feira, 13, o prefeito de Paraíso do Sul, Claiton Cléo Müller (Brittes), assinou o Decreto de Situação de Emergência nas áreas do Município, afetadas pela chuva da semana passada. Conforme o Decreto 047/2025, as chuvas intensas dos dias 08 e 09 de maio, causaram problemas severos principalmente na malha viária municipal, havendo colapso nas infraestruturas pluviais, como bueiros, galerias e pontilhões, além e enxurradas nas estradas do interior, comprometendo o trânsito, bem como pondo em risco a integridade física da comunidade, causando danos humanos, materiais e prejuízos públicos.
Ainda no sábado, equipes da Secretaria de Obras e de Agricultura trabalharam para restabelecer acesso aos moradores que estavam ilhados em localidades como a Linha Néri e Linha Patrícia. Também foi refeita a cabeceira da ponte que liga a Linha Néri a Vila Paraíso. Contudo, na terça-feira, 13, o transporte escolar ainda não conseguia passar em trechos como na Linha Néri, o qual está em recuperação.
Na Linha Campestre, a ponte que liga a localidade ao Cortado ficou com a estrutura danificada e os moradores seguem sem passagem à cidade vizinha. O Secretário de Obras, Ciro Jagnow informou que existem danos mais pontuais em acessos da Linha Patrícia, Linha Paraguaçu e Linha Travessão, contudo, os estragos são em todas as estradas do Município. Desta forma, o Decreto de Emergência leva em consideração que as estradas são vitais ao trânsito diário das pessoas em seus veículos automotores leves, pesados e de tração animal, bem como são essenciais ao escoamento da produção agropecuária, transporte de escolar, saúde e gêneros alimentícios na área rural do Município.
Com o Decreto fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Paraíso do Sul