É muito simples localizar Paraíso do Sul, está na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Para os que conhecem as cidades maiores da região, vale dizer que a sede de Paraíso do Sul, fica ao norte de Cachoeira do Sul, a leste de Santa Maria e a oeste de Santa Cruz do Sul, junto à Rodovia RSC 287. (ROHDE, 2013, P. 21). É município integrante da Colônia Santo Ângelo.
A Lei 8.622 de 12 de maio de 1988 criou o município de Paraíso do Sul, formado pelos distritos de Rincão da Porta e Paraíso do Sul, pertencentes antes a Cachoeira do Sul, pelo então governador do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Simon. O Município é cortado, no sentido leste-oeste, pela rodovia RSC 287, e tem sede no antigo distrito de Rincão da Porta. O território do município limita-se com os municípios de Agudo, Restinga Seca, Cerro Branco, Novo Cabrais e Cachoeira do Sul.
Distante aproximadamente 220 km da capital do Estado – Porto Alegre e em torno de 65 km da cidade universitária Santa Maria. O município de Paraíso do Sul abrange uma área de 341 km2, onde está distribuída uma população de 7.336 habitantes, dos quais 4.484 são residentes na zona rural e 2.852 são residentes na zona urbana (IBGE/2010). A densidade demográfica é em torno de 21,71 habitantes por Km2 (IBGE/2010). Destes 75% são de origem alemã, 15% de origem portuguesa, 5% de italianos e 5% de afrodescendentes.
Inseridos em sua extensão territorial, encontram-se diversas formas de terrenos, relevos e planícies contendo recantos de singular beleza e formação. A planície é banhada em longa extensão pelo Rio Jacuí, que possui solo fértil e uma área cultivável apta a gerar uma significativa produção primária. O planalto meridional na região norte do município é formado por inúmeros cerros e vales, onde uma cadeia de montanhas dá início a serra geral, formando uma paisagem de rara e admirável beleza ainda coberta por matas virgens e, portanto, de grande valia ecológica. (STRENZEL, 2009, p. 41/42).