O Prefeito Municipal Artur Ludwig assinou o Decreto nº 002/2022, que Declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas pelo evento adverso Estiagem – COBRADE 1.4.1.1.0, conforme IN/MDR 36/2020. Na oportunidade esteve presente o Tenente Coronel Jacob Aristeu Pinton, Coordenador Região Central Do RS.

A ausência de chuvas nos últimos meses está ocasionando falta de água potável para consumo humano e perda significativa da agricultura e pecuária. Os índices pluviométricos dos últimos meses foram inferiores às medidas dos últimos anos, considerando a deficiência hídrica do interior do município, havendo falta de água para o consumo humano e também pouca água em córregos e demais cursos d’água. Muitas vertentes que outrora esbanjavam água, hoje estão secas ou com volume bem abaixo do normal. Devido a isso o município disponibilizou todo aparato disponível para minimizar os efeitos de estiagem severa, bem como para assistência e socorro aos afetados.

Foi realizado um levantamento dos prejuízos nas culturas oriundas da falta de chuvas, e o município obteve parecer favorável a Declaração de situação de emergência por parte da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

A Prefeitura conta com uma equipe engajada na elaboração de estratégias de preservação das nascentes e engloba pontos básicos como: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica dentre outras.

Devido á isso, reforçamos o pedido de economia de água. Muita atenção e responsabilidade quanto ao uso da água de consumo humano para irrigação de lavouras, lavagem de automóveis, calçadas e outros. O momento é delicado e segundo previsão do tempo a estiagem deve continuar.

Para ter acesso ao Decreto na íntegra CLIQUE AQUI.

Foto Arroio Poço Verde. 

Arroio Poço verde